Royal Hair

26 de setembro de 2019

Você sabe quais fatores determinam a naturalidade da prótese capilar?

O mercado de próteses capilares profissionais têm criado diferentes denominações para aqueles produtos que apresentam maior naturalidade. Alguns exemplos disponíveis atualmente são: 4K, Hd, Vip, Vip Hd entre outras. Mas, o que tudo isso quer dizer? Como funciona a naturalidade da prótese capilar?

Para entender, é preciso saber quais características técnicas realmente tornam uma prótese mais natural:

O que é naturalidade da prótese capilar?

Primeiro vamos ao conceito de naturalidade: uma prótese com mais naturalidade é aquela que permite uma maior visualização do couro cabeludo, onde tanto o material da base quanto o sistema de implantação dos cabelos ficam praticamente imperceptíveis. 

O resultado é realmente impressionante! O efeito visual passa a sensação de que os fios estão realmente implantados no couro cabeludo.

Esse é o motivo de alguns profissionais classificarem as próteses com mais naturalidade com denominações que lembrem alta definição. Até ai tudo bem! É uma jogada de marketing interessante, na minha opinião.

Fatores responsáveis pela naturalidade

Existem alguns fatores que são responsáveis pela naturalidade das próteses. Os principais são:

  • Material da base
  • Densidade
  • Implantação dos fios
  • Acabamento frontal.

Sabemos que as próteses podem ter bases fabricadas com polímeros, telas ou a mistura de ambos materiais. Normalmente as mais naturais são fabricadas somente com um material.

Quando falamos das bases em polímeros, quanto menor a espessura, maior a transparência e assim o couro cabeludo fica mais visível. Uma espessura entre 0,02 mm e 0,03 mm se enquadra neste conceito de extrema naturalidade.

Cor da base x cor da pele

Avançando um pouco mais tecnicamente, temos algumas opções de tonalidades nas cores das bases. Sabemos que nem todo usuário tem a mesma cor de pele.

Podemos dividir as opções em três grupos:

  • Caucasianos
  • Asiáticos
  • Étnicos

Caucasianos seriam as peles mais brancas até uma tonalidade levemente rosada. Asiáticos se enquadram as peles que possuem uma tonalidade levemente amarelada e étnico peles com tonalidades escuras.

Este detalhe é importante pois o fabricante pode ajustar a tonalidade do polímero para cada mercado e assim obter bases ainda mais naturais.

Essa questão de tonalidade também se aplicam para as telas. Existem telas com variações de tonalidades que podem melhorar ainda mais a naturalidade das próteses.

E já que entramos no assunto telas, vamos falar delas!

Telas: tipos e cores mais naturais

Sabemos que existem inúmeros tipos e com finalidades diferentes. Mas como o assunto é naturalidade, vamos nos concentrar nas mais naturais.

Atualmente, o que existe de mais natural no mercado são três tipos:

Na maioria das próteses de tela do mercado é utilizado algum desses materiais.

Resumidamente, podemos definir que a renda francesa é uma tela maleável, confortável e exige um cuidado maior na manutenção para evitar o desgaste. É a mais comum de encontrar no mercado.

Já o monofilamento fino soldado apresenta boa durabilidade, excelente naturalidade e conforto. É muito difícil de encontrar um monofilamento fino soldado de qualidade no mercado. A grande maioria são grosseiros e desconfortáveis ao serem aplicados.

E por último, a renda suíça é a que apresenta a maior naturalidade além dos atributos de conforto e resistência. Porém, é muito difícil encontrar a renda suíça original no mercado atual.

Fornecedores e as diferentes qualidades

01 – Qualidade das telas

Um fator muito importante a ser considerado é que existem diferentes fornecedores de tela no mundo, e que nem todos têm a mesma qualidade. As telas originais e com ótima qualidade custam muito mais caro que seus contratipos.

Telas mais baratas possuem brilho excessivo e baixa resistência. A qualidade da tela é o que diferencia as próteses no mercado.

02 – Densidade dos cabelos

O segundo fator importante para uma prótese ter naturalidade é a densidade. Quanto menor a quantidade de cabelos, mais natural é a prótese, pois o couro cabeludo fica aparente.

Normalmente, próteses com muita naturalidade possuem densidade entre 80% e 90%. Como a quantidade de cabelos é pequena, a qualidade da tela deve ser excelente, pois ficará muito mais em evidência.

03 – Tipo da implantação de cabelos

O próximo fator importante para a naturalidade das próteses capilares é o tipo de implantação dos cabelos. Existem diferentes técnicas mas vamos nos concentrar naquelas que proporcionam o resultado que estamos estudando.

Em próteses com bases de polímeros normalmente os cabelos são implantados através da técnica “V-loop”.

Explicando de forma simples, o cabelo é implantado em forma de “V” na base e aplicado com uma camada de polímero bem fina para selar os nós. Como não possui nós, esta técnica fica muito natural. Normalmente os cabelos são implantados em toda a prótese, sempre utilizando este método.

Já nas bases em tela, normalmente se utiliza a técnica de nós simples. Com esta técnica, o nó fica tão pequeno e imperceptível que é muito difícil de identificá-lo.

É algo extremamente delicado e que exige muito cuidado e técnica para ser realizado. Pode ser feito somente na linha frontal ou em toda a prótese. Os resultados são ainda melhores se a cor do cabelo for clara ou se a prótese possui uma porcentagem de grisalhos.

04 – Acabamento frontal

E por último, podemos dizer que o acabamento frontal pode ajudar as próteses ultrarrealistas ficarem ainda mais naturais. Se notarmos a linha frontal de uma pessoa que não tem calvície, iremos perceber que o nascimento dos cabelos não é regular.

Para dar este efeito nas próteses capilares, alguns fabricantes utilizam um acabamento chamado “scallop”.

Este acabamento em forma de “zigue zague” dá a impressão de irregularidade no crescimento dos cabelos na linha frontal, proporcionando assim um resultado bem próximo do ciclo natural dos cabelos.

Isso é naturalidade da prótese capilar!

Aplicando todos esses fatores juntos, podemos ter a naturalidade máxima em um modelo de prótese capilar. Vale lembrar que este conceito de prótese capilar não se encaixa em todos os perfis de usuários.

Lembramos que a naturalidade é inversamente proporcional a durabilidade. Dessa forma, as próteses com mais naturalidade possuem durabilidade reduzida, exigindo trocas mais frequentes. (saiba mais sobre durabilidade aqui)

RELACIONADOS