Royal Hair

27 de setembro de 2019

Qual é o momento certo para trocar uma prótese capilar masculina?

Esta pergunta pode até parecer simples para alguns profissionais e usuários, mas muitos ainda ficam em dúvida se já está no momento de trocar sua prótese capilar masculina ou se pode esperar um pouco mais.

Recebo questionamentos do tipo “Posso usar a prótese até gastar?”. Sim, claro! Mas qual é esse limite? Garanto que muitos não sabem identificar esse momento e a prótese capilar começa a ser vista de forma depreciativa.

Cuidados com a Prótese Capilar Masculina

A prótese capilar é um produto que resgata a autoestima das pessoas, solucionando a calvície de forma rápida. Porém, ela pode se tornar um problema na vida do usuário se não forem tomados alguns cuidados.

Vamos entender da seguinte forma: a prótese capilar é um produto que necessariamente exige a troca e manutenções regulares. Com isso o usuário deve entender que ao tomar a decisão de colocar a prótese, ele assumiu um compromisso com ele mesmo de manter este custo.

A decisão de colocar uma prótese capilar tem que fazer sentido na sua vida e avaliar se todos os benefícios que ela traz compensam o valor investido. Essas são as premissas iniciais.

Outro fato é que o custo de se tornar usuário de prótese capilar no Brasil é alto se comparado a outros países. Em consequência disso, o mercado se posicionou de forma que, para minimizar o custo anual os usuários, adiam as trocas ao máximo. Passando assim a utilizar próteses sem condições de uso e fugindo da proposta inicial.

Visão do fabricante

Levando em consideração a experiência em fabricação que temos as próteses capilares, não foram projetadas para durar um ano. Em nenhum aspecto. Mas existem casos que duram? Sim, existem! Mas trate isso como exceção.

Se for levar em consideração as indicações dos fabricantes, a prótese que teria a duração mais longa, seria de seis meses. Ou seja, seria necessário a utilização de duas próteses ao ano.

Isso para um modelo com base que utiliza materiais específicos com maior durabilidade e com boa qualidade de cabelo.

Sistemas de manutenção de próteses

Em outros países, principalmente nos Estados Unidos, onde o mercado já está maduro, a forma de comercialização é totalmente diferente. São formatados planos anuais que contemplam as trocas de acordo com o modelo escolhido e a quantidade de manutenções para o ano todo.

Assim o pagamento é flexibilizado em forma de mensalidades e o cliente não fica preocupado com o custo da troca ou manutenções.

Com esse sistema de venda, os usuários pagam uma mensalidade e sempre estão com o produto em perfeitas condições de uso, respeitando o limite de cada modelo. Para cada um, existe um plano especifico.

Mas como no Brasil ainda não comercializamos desta forma, os usuários podem tomar alguns cuidados e identificar se a prótese capilar está no limite aceitável.

Dicas do momento certo para trocar sua Prótese Capilar Masculina

Com o passar do tempo, o principal problema que se acentua é a queda de cabelos. Cair cabelo nas próteses capilares é normal e com o tempo isso vai se acentuando.

Identifique se a densidade da sua prótese capilar já permite a visualização da base ou se existe uma falha concentrada em algum ponto. Caso haja alguma dessas características, a prótese certamente já está passando do tempo de troca.

Uma sugestão é que, nas manutenções, os profissionais estejam sempre atentos sobre as condições da prótese e informem ao cliente uma estimativa de quando será necessária efetuar a troca.

Esse planejamento facilita muito a vida do cliente, do profissional e do fabricante.

Qualidade e conservação dos cabelos

Outro fator importante a considerar é o estado de conservação do cabelo. Normalmente, a tendência é ficar ressecado, sofrer variações de cor (oxidar) e embaraçar.

Quando o cabelo da prótese perde a sua propriedade, tudo fica mais difícil. Mesmo com a aplicação de cosméticos, fica impossível de mantê-lo hidratado e fazer os penteados. Caso já apresente esses sinais de desgaste, certamente é a hora de trocar a prótese capilar.

A melhor maneira de evitar que a prótese chegue ao limite da utilização, é fazer um planejamento para a troca.

Uma boa ideia é fazer uma pequena reserva mensal com o objetivo claro de destinar este valor para a compra da nova prótese, levando em consideração o prazo médio indicado pelo fabricante.

Conheça nossa loja (clique aqui) e todos os modelos de próteses capilares disponíveis com o selo de qualidade Royal Hair.

RELACIONADOS