Royal Hair

18 de outubro de 2019

Calvice precoce: por que os jovens estão ficando calvos?

Não se sabe exatamente desde quando os “millennials” estão se tornando os principais afetados por problemas de perda de cabelos e calvice precoce. Segundo estudos da American Hair Loss Association (AHLA), dois terços dos homens entre 20 e 30 anos estão experimentando algum tipo de perda ou afinamento do cabelo e ficando calvos.

Mas quem são os “millennials”?

Millennials é um termo em inglês para denominar a geração do milênio, ou geração “Y”, como também são conhecidos. É um conceito que se refere as pessoas nascidas após o início da década de 1980 até o final da década de 1990. Atualmente a geração do milênio encontra-se com idade entre 20 e 30 anos.

Recentemente foi percebido que esta geração vem reportando problemas com calvície muito antes do que gerações anteriores. A calvície não é mais vista como uma situação de constrangimento e se tornou uma real condição social.

Mesmo a calvície sendo um problema que tipicamente aparece com o avanço da idade, existe mundialmente um número crescente de pessoas jovens entre 20 e 30 anos que estão apresentando algum tipo de afinamento prematuro dos cabelos, queda ou calvície. Especialmente aqueles nascidos após a década de 1990 que atualmente estão sendo confrontados com duas decisões críticas em suas vidas: vida profissional e casamento.

Nesta faixa etária as pessoas são colocadas em situações importantes como por exemplo uma entrevista de emprego, um encontro com uma pessoa especial. E o cabelo é um fator importante pois proporciona autoconfiança com relação a imagem. De outro lado a falta de cabelo pode prejudicar a vida social.

A importância do cabelo

O cabelo de uma pessoa muitas vezes aumenta a sua personalidade e também funciona como uma forma de expressão individual. É uma parte indispensável da nossa aparência e dá o tom básico para nosso look. Ao longo da nossa vida gastamos muito tempo e energia para cuidar dos cabelos. São muitas possibilidades de modificação que definem o estilo e podem ser facilmente revertidos.

Além disso, os cabelos exercem algumas funções importantes. Eles ajudam a absorver o suor da cabeça controlando assim nossa temperatura corporal e nos protege dos raios ultravioletas do sol ou de outras agentes nocivos que podem entrar em nosso corpo. 

calvice precoce

Porque os “millennials” estão perdendo cabelos?

1. Dieta Inadequada

É amplamente conhecido que “você é o que você come”. Uma dieta bem equilibrada permite obter as vitaminas, minerais e macro nutrientes necessários para manter o cabelo saudável. Embora comer bem está longe de suficiente para curar a calvície, este hábito pode definitivamente ajudar a melhorar a saúde e a longevidade dos cabelos existentes.

No entanto, muitos jovens tem o hábito de negligenciar as refeições devido ao ritmo de vida acelerado. Esta estrutura de dieta inadequada acabará levando a perda de nutrição e provisão dos nutrientes necessários. Além disso, os “Millennials” são mais propensos a adotar dietas vegetarianas se comparados a outras gerações e se esta dieta não é feita corretamente pode ser um fator de perda de cabelos também.

2. Saúde Mental

Outro fator que contribui para a perda de cabelos em jovens é a saúde mental e isso exercerá um impacto importante também no ciclo de vida do crescimento dos cabelos. De acordo com a American Psychological Association (APA), as pessoas entre os 20 e 30 anos são mais propensos a ter noites sem dormir do que qualquer outra geração, e eles são mais vulneráveis à raiva e irritabilidade devido ao stress. Honestamente, existem fortes correlações entre o alto nível de stress, perda de cabelo precoce e, por vezes, calvície.

3. Fatores Genéticos

Nossos traços genéticos são inevitáveis e uma das razões mais importantes para a calvice precoce. Se a perda de cabelos ocorre em sua família, então você pode esperar para vê-lo acontecendo, mesmo se você estiver em seus 20 ou 30 anos. Nas mulheres também pode ocorrer problemas genéticos, as causas conhecidas podem ser doenças autoimunes, alterações hormonais, bem como distúrbios da tireoide.

Transplante de Cabelo: Uma alternativa ou Não?

Com o objetivo de manter os cabelos que ainda restam na cabeça, muitos jovens estão se esforçando em buscar alternativas. As mais comuns são: xampus de controle de queda, tônico capilar e queratina em pó. Até soluções alternativas como aplicar gengibre no couro cabeludo vem sendo utilizada para a calvice precoce. Todas essas alternativas são utilizadas para aumentar o volume de cabelo, porém os resultados efetivos são limitados. Finalmente o transplante de cabelo passa a ser considerado.

No entanto, este processo de avaliar se o procedimento é adequado para você ou não é um pouco chato. Primeiramente o médico vai fazer um teste de folículo para ver se o paciente é adequado para o transplante de cabelo e se existe qualquer tipo de necrose do folículo piloso. Então, se viável, o médico irá projetar o penteado e definir as áreas de implantação em conjunto com o paciente.

Também será definida a quantidade de folículos a serem implantados. A cirurgia dura de 4 a 6 horas e explicando de forma bem simplificada o médico irá retirar folículos saudáveis da área doadora e implantar na região da calvície onde precisa ser preenchida.

Infelizmente os folículos pilosos apresentam um nível incerto de chance de sobrevivência e é quase impossível conseguir um resultado ideal para cada paciente. Se o resultado não é o esperado pode ser necessário outro procedimento. Além do resultado desconhecido, o valor pode ser realmente caro! Os valores dos implantes podem variar muito, mas independentemente do valor sempre vai ser caro para um “Millennium”.

Próteses Capilares

Uma prótese capilar é uma solução não cirúrgica para calvície de resultado imediato. Ela é construída a partir de uma base que imita o couro cabeludo e com cabelos implantados individualmente nesta base.

A prótese é fixa no couro cabeludo do cliente através de colas e fitas muito potentes, específicas a esta finalidade. É necessário que seja realizada uma manutenção regularmente entre o período aproximado de 15 a 20 dias. Este período pode ser maior ou menor dependendo do estilo de vida do usuário.

A manutenção consiste em retirar a prótese, fazer a limpeza do couro cabeludo e da peça, trocar os adesivos e colar novamente. No caso das próteses parciais, a última etapa é cortar os cabelos que restaram do cliente para o perfeito acabamento.

As próteses capilares possuem uma vida útil como qualquer outro produto e precisam ser substituídas após determinado tempo. A vida útil de uma prótese capilar depende de diferentes fatores, incluindo o tipo de cabelo, o material da base e sua rotina de manutenção diária.

Em se tratando de próteses capilares, uma regra básica que podemos utilizar é que a naturalidade é inversamente proporcional a durabilidade. Ou seja, quanto mais natural é a prótese capilar, menor a sua durabilidade e vice-versa.

As próteses possuem diferentes tipos de base para atender as necessidades dos clientes. Existem também variações nas cores do cabelo, na densidade, na textura e no comprimento. Tudo para que a prótese fique perfeitamente ajustada e com um acabamento imperceptível.

Dicas rápidas para evitar a calvice precoce

Se você tem entre 20 e 30 anos e seus cabelos já estão finos ou em queda, algumas dicas podem ser muito valiosas para diminuir a processo de calvice precoce ou ter ganho de volume.

  • 1) manter uma dieta adequada:

Escolha cuidadosamente alimentos com alta índice de proteína e aminoácidos (ou seja: frango, peixe, ovos). 

  • 2) menos stress:

Quase todo mundo vai passar pelo “momento de stress” em algum momento da vida. Você pode aliviar esses sentimentos intensos, praticando atividades relaxantes, como yoga, desenho ou meditação. 

  • 3) massageie seu couro cabeludo regularmente:

Sempre que lavar o cabelo em um salão de beleza ou na sua casa, faça massagem no seu couro cabeludo com produtos específicos. Procure os óleos essenciais que contêm fórmulas orgânicas. Aplique regularmente e você será surpreendido com os resultados desses produtos altamente nutritivos.

RELACIONADOS