Royal Hair

31 de janeiro de 2018

Densidade capilar nas próteses

O tema deste artigo é a densidade capilar das próteses. Vamos entender um pouco sobre este aspecto técnico que poucos sabem definir com precisão.

Densidade é um termo muito comum que vocês irão ouvir relacionado a prótese capilar. Este termo está relacionado a quantidade de cabelos que são implantados na base da prótese capilar.

Normalmente as densidades são mensuradas por categorias e/ou porcentagem de cabelos. As categorias podem variar desde “extra light”, em que são implantados uma quantidade menor de cabelos, até “heavy”, no qual são implantados mais cabelos na base. Podem ser apresentadas como porcentagem também, como por exemplo 80%, 90%, 100% e assim por diante.

As densidades das próteses tendem a obedecer ao ciclo natural da densidade capilar humana. As densidades mais leves, se assemelham aos cabelos de pessoas com mais idade as quais normalmente já apresentam uma queda natural no volume de cabelos. Já as densidades mais pesadas se assemelham ao volume de cabelos de pessoas mais jovens, que ainda não apresentam uma queda natural de cabelos.

Porque a densidade é um fator tão importante?

Quando você perde os seus cabelos e começa a usar uma prótese capilar, é comum você querer muito cabelo. Você sente falta do seu cabelo e quer restaurá-lo ao máximo. No entanto, a tendência é que os clientes façam uma super compensação e optem por muito mais cabelo que naturalmente ele teria ou seria razoável para uma pessoa de sua idade. Quanto maior a densidade menos realista e mais detectável é a prótese capilar. Em outras palavras, muito cabelo é a maneira mais fácil de dizer que alguém está usando uma prótese capilar.

Mesmo que seja tentador querer uma cabeça cheia de cabelos, as próteses com densidades muito alta podem ser desconfortáveis, difíceis de administrar, difíceis de fixar e manter-se fixo por longos períodos. Dessa forma é melhor evitar aborrecimentos desnecessários.

Densidades típicas por idade e gênero.

Todos nós possuímos densidades de cabelos diferentes, mas, em geral, a tabela abaixo nos dá uma ideia de quais as densidades são mais apropriadas para cada pessoa em virtude da idade e gênero. Quando você for fazer uso de uma prótese capilar, certamente o profissional qualificado irá discutir com você qual a densidade mais indicada para seu caso e se necessário fazer ajustes no decorrer do tempo.

Tenha sempre em mente que homens e mulheres os quais apresentam crescimento normal dos cabelos não perdem a mesma quantidade de cabelo nas mesmas áreas. Também não é esperado que o couro cabeludo de uma mulher fique exposto, como em calvícies padrão masculina, mesmo com idade avançada. Em razão dessas particularidades as recomendações de densidade apresentam-se apropriadas para a idade, variando um pouco para cada gênero.

As escalas de densidade variam muito de fornecedor para fornecedor. Dessa forma é importante não assumir a densidade de um fornecedor como padrão para todos os outros. Há muitos fatores que afetam as recomendações de densidade para seu sistema de cabelo, incluindo cor do cabelo, ondulação, comprimento e tipo de base.

Idade

Densidade Masculino

Densidade Feminino

Até 35 anos Média para Média Light Média
36 a 45 anos Light para Média Light Média para Média Light
46 a 55 anos Média Light para Light Média para Média Light
Acima de 55 anos Light para Extra Light Média para Light

Limites relacionados a base do material

As bases das próteses são construídas de diferentes materiais. Cada tipo de material suporta as diferentes densidades. Isso acontece, porque cada material tem o seu limite de implantação de cabelo sem que seja prejudicada a qualidade dos nós. Assim, com base nos requisitos técnicos para uma determinada base (durabilidade e capacidade de transpiração), a quantidade de cabelos que podem sem implantados varia.

Abaixo uma relação dos materiais e as densidades indicadas para cada um:

  1. Poliuretano: Média Light
  2. Lace: Média
  3. Monofilamento: Heavy (pesada)

Fatores que afetam a densidade

Diferentes fatores podem influenciar a densidade de sua prótese capilar.

Inconsistência de fabricação: A densidade de sua prótese sempre irá variar entre as encomendas, uma vez que as próteses são feitas à mão.

Diferentes fornecedores: cada fornecedor usa sua própria escala de densidade que compõe as próteses. (Clique e confira nossa loja)

Tipo de base: Devido a espessura do material (poliuretano, lace, monofilamento), a densidade pode parecer um pouco diferente.

Penteado: Alguns penteados necessitam de uma certa quantidade de cabelo e tipos de nós específicos. Seu penteado e estilo certamente irá ditar suas necessidades por determinada densidade.

Evolução gradativa: Uma opção para usuários novos é ir migrando as densidades de forma a obter um resultado gradativo mais natural.

RELACIONADOS