Royal Hair

31 de julho de 2017

NÚMERO DE COLORAÇÃO

ENTENDA OS NÚMEROS DAS CORES DE TINTAS DE CABELO

Mulheres amam mudar o visual, principalmente quando o assunto é cor. É preciso escolher entre as melhores opções para colorir, e o melhor tom para seu tipo de pele.

COMO ESCOLHER O TOM CERTO PARA SEU CABELO

O maior erro feminino é escolher a tinta de acordo com a modelo da caixinha, o que muitas vezes só traz frustração e resultados diferentes do esperado. Por isso, é importante saber que as cores das tinturas são identificadas por números, que definem a tonalidade desejada, assim como a nuance e os reflexos. Independente do nome da coloração, o resultado final dos cabelos dependerá exclusivamente dessa tabela de cores e de suas combinações.

Para escolher o tom certo para seu cabelo, observe a cor atual e a que quer obter. Se os fios tiverem coloração anterior e o desejo for mudar para fios mais claros que a tonalidade atual, é necessário fazer uma decapagem porque “tinta não clareia tinta”. No caso de cabelos virgens, a coloração irá fixar na fibra capilar e o resultado dependerá da cor natural. Morenas, por exemplo, só conseguem clarear até quatro tons e em uma primeira coloração; o que significa que não ficarão loiras claríssimas.

A BASE: TONALIDADE/TONS

Uma escala internacional foi criada para representar as cores bases das tonalidades que vão do “1 (preto)” ao “10 (loiro ultra claríssimo)” e representam o quão claro ou escuro é um cabelo.

Preto absoluto – 1
Preto natural – 2
Castanho escuro – 3
Castanho Médio – 4
Castanho Claro – 5
Louro Escuro – 6
Louro Médio – 7
Louro Claro – 8
Louro claríssimo – 9
Loiro claríssimo – 10

NUANCES/REFLEXOS SÃO OS NÚMEROS CLASSIFICADOS DEPOIS DA BASE

O segundo número da tintura, o que fica depois do ponto do primeiro número, é a nuance/reflexo que, combinada à coloração base, dará a tonalidade que se destaca nos fios, principalmente sob a luz do sol. É também a cor que o cabelo irá “puxar”; seja avermelhado, dourado ou chocolate, por exemplo. Em caso de tintas com dois números depois desse ponto, as nuances se chamam primárias (o primeiro ponto) e secundárias (o terceiro número na classificação).

As colorações com zero depois do ponto (como “2.0” ou apenas “2”, dependendo do fabricante), são as tonalidades naturais, sem nuance e que são mais indicadas para tingir cabelos brancos. É importante lembrar que quem tem mais de 30% dos fios grisalhos e usa tinta que contém nuances, precisará misturar uma tinta base zero com o reflexo para cobrir os brancos. A proporção dependerá do número de fios, quando mais grisalhos, mais perto de 50% e 50% essa mistura deve ser.

Reflexo Cinza – 1
Reflexo Irisado ou Mate – 2
Reflexo Dourado – 3
Reflexo Acobreado – 4
Reflexo Acaju – 5
Reflexo Vermelho – 6
Reflexo Marrom ou chocolate – 7
Reflexo azul – 8
Reflexo Verde/Mate (ou Violeta em algumas marcas) – 9

Pode parecer esquisita a existência de reflexos cinzas, azuis e verdes, mas eles são importantes para a neutralização da cor. Como esse processo pode confundir a cabeça das mais entendidas em coloração, o indicado ao querer mudar para tonalidades com reflexos diferentes do atual é consultar um profissional que entenda de colorimetria.

INTENSIFICANDO A COR AO REPETIR O NÚMERO DA NUANCE

Quando os números se repetem depois do ponto, eles intensificam como no caso da tinta “mel tabaco – 6.88”. Esse efeito é ainda maior em casos em que tanto a base quando os reflexos são repetidos como o famoso “6.66” com reflexo intenso de vermelho.

Depois da coloração, é importante cuidar dos fios com produtos específicos e retocar a raiz quando necessário. Dependendo da tonalidade escolhida, o cabelo poderá desbotar rápido e necessitará de nova coloração em intervalo menos que um mês.

RELACIONADOS