Royal Hair

6 de janeiro de 2017

Quimioterapia e a queda dos cabelos

Quimioterapia e queda de cabelo

A quimioterapia consiste na administração de drogas que interrompem a curto prazo a reprodução das células cancerígenas.

Infelizmente, enquanto as drogas destroem as células do câncer, acabam destruindo, também, outras células que crescem rapidamente como aquelas responsáveis pelo desenvolvimento de cabelos e unhas. Assim, por vezes, os pacientes perdem seus cabelos e unhas enquanto realizam o tratamento.

Os medicamentos usados atingem especialmente as células da raiz do cabelo causando normalmente uma perda rápida e em grande quantidade.

Alguns tratamentos complementares que impedem o crescimento do cabelo, shampoos, condicionadores e outros cosméticos podem prevenir ou retardar o efeito colateral. A boa notícia, entretanto, é que uma vez que o tratamento é concluído, o cabelo normalmente retorna seu crescimento.

Como e quando acontece o crescimento do cabelo

O crescimento adequado do cabelo pode levar de seis meses a um ano;

O novo cabelo pode ser diferente daquele que foi perdido. Devido à ausência ou alteração do pigmento, o cabelo pode voltar a ficar branco, acinzentado ou uma cor diferente. Provavelmente quando as células de pigmento voltarem ao normal, a cor original também retorna.

É comum o cabelo retornar mais fino inicialmente, mas assim como a cor, a textura deve retornar ao original. A espera é difícil para o paciente mas o tempo é um ingrediente necessário para a recuperação.

Conclusão

O tempo após o tratamento de quimioterapia é um período de cura e reconstrução de todo o corpo. O crescimento retornará gradualmente e a maioria dos pacientes recuperam seus cabelos de maneira saudável.

 

Fonte: American Hair Loss Council 

 

RELACIONADOS