Royal Hair

17 de janeiro de 2017

A queda de cabelo devido ao estresse

As vezes o stress físico ou emocional pode desencadear a queda do cabelo, o que é uma grande preocupação para a maioria das pessoas. Entretanto devido ao ciclo de crescimento do cabelo, a perda o pode ocorrer semanas ou meses depois de um evento estressante e perdurando por vários meses.

Felizmente o cabelo volta a crescer por conta própria assim que as fonte de estresse são eliminadas, ainda assim, existem várias ações que devem ser feitas para auxiliar no processo.

Comece com o primeiro passo abaixo, entendendo como aliviar o estresse, ter um cuidado especial com o cabelo com o objetivo de reduzir a queda.

1. Entendendo a relação do estresse com a queda de cabelo

Existem três principais tipos de queda de cabelo relacionada ao estresse. São elas:

a) Eflúvio Telógeno: Neste tipo, o estresse faz com que os folículos capilares entrem no último estágio do desenvolvimento do cabelo, conhecido como Telógeno. Os fios entram em um “descanso” onde ficam prontos para cair e também deixam de crescer.

Meses depois, os cabelos presos aos folículos afetados começam a cair em volume maior que o normal.

O Eflúvio Telógeno é o tipo de queda mais associada ao estresse.

b) Alopecia Areata: Na Alopecia Areata, o sistema imunológico ataca o folículo causando a perda do cabelo, as vezes em grandes proporções. Existem vários fatores causadores deste tipo de queda e suspeita-se de que o estresse é um deles.

c) Tricotilomania: Esta condição e muito diferente das duas anteriores. Acontece quando a pessoal arranca seu próprio cabelo de forma compulsiva.

Normalmente esta condição é desencadeada por estresse, ansiedade, depressão, solidão ou tédio.

Ainda assim, a exata ligação entre a queda de cabelo e o estresse é um pouco obscura. Por isso, a procura por médico especialista é imprescindível para a confirmação do diagnóstico.

Além disso, enquanto o estresse, em alguns casos, pode estar ligado diretamente à queda, em outros ele apenas pode piorar sintomas de outras doenças já existentes.

Se a causa realmente for estresse, a boa notícia é que o cabelo pode voltar a crescer por conta própria. O importante é direcionar o tratamento na diminuição ou eliminação do foco deste estresse muitas vezes sem uso de medicamentos.

E, o mais importante é ter paciência, saber que o ciclo de crescimento do cabelo leva tempo podendo durar meses até chegar em um resultado satisfatório.

2. Reduzindo o Estresse Físico e Emocional

A falta de um bom sono pode contribuir para um cansaço físico e mental, especialmente se o problema persiste por um longo período de tempo. Isto pode afetar seu apetite, sua performance no trabalho e sobretudo seu humor que por sua vez leva ao estresse e a queda do cabelo. Algumas dicas são importantes:

  • Melhore seu sono dormindo em um padrão regular, ou seja, acordando e indo para cama no mesmo horário todos os dias. Tente dormir pelo menos de 7 a 8 horas por noite.
  • Evite fazer atividades estimulantes antes de dormir isso inclui ver filmes de terror ou programas agitados na TV. Fique longe de telas com muito brilho seja do seu laptop ou smartphone. Não se exercite ou coma, o melhor é ler algo e tomar um bom banho quente.

Além do sono, a alimentação saudável dá mais energia ao seu corpo permitindo lidar melhor com o estresse. Uma boa dieta contribui, também, para o fortalecimento dos cabelos fazendo com que caiam com menos frequência.

Coma alimentos balanceados ao menos três vezes ao dia e nunca deixe de tomar o café da manhã, isso ajuda seu metabolismo a funcionar desde cedo.

Fique longe de alimentos processados, doces e aqueles com alto teor de gordura trans. Ao invés disso, coma mais frutas e vegetais, cereais e proteínas magras. Aumente a ingestão de algumas vitaminas que contribuem para um crescimento saudável do cabelo como vitamina B, A, C e E, zinco, selênio e magnésio. O Omega 3 é benéfico para a saúde do couro cabeludo.

Assim como uma boa alimentação, não se esqueça dos exercício físicos. Eles são incrivelmente benéficos para reduzir o estresse emocional.

Enquanto você se exercita, seu corpo libera endorfina, também conhecida como hormônio da felicidade, ajudando você a se acalmar e relaxar.

Adicione aulas de meditação ou yoga na sua rotina semanal. São atividades que comprovadamente reduzem os níveis de estresse. Se não tiver tempo, pode praticar meditação na sua casa ou em seu escritório, apenas para se desligar do mundo por alguns momentos e concentrar-se em limpar sua mente.

Procure, também, um profissional terapeuta. Os níveis de estresse podem aumentar muito ao longo do tempo se você não compartilhar seus problemas com um especialista. E acredite as sessões podem fazer maravilhas à sua saúde mental.

3. Promovendo o crescimento saudável do cabelo

Por fim, algumas ações são importantes para que seu cabelo volte a crescer com saúde:

a) Coma bastante proteína: Seu cabelo é composto em sua maior parte por proteína. As melhores fontes de proteínas incluem os peixes, especialmente atum e salmão, carne branca como peru e frango, ovos, leite, queijo, iogurte, entre outras.

b) Incremente a ingestão de vitamina B e mantenha a ingestão de vitamina A nos níveis diários recomendados evitando sua suplementação.

c) Evite dietas de baixo teor calórico: Dietas de baixa caloria privam seu corpo de nutrientes e gorduras saudáveis essenciais para o crescimento saudável dos cabelos.

d) Cuide bem do seu cabelo: Faça ele crescer mais forte usando produtos adequados ao seu tipo de cabelo. Evite muita química buscando soluções naturais e orgânicas. Evite lavá-lo muitas vezes removendo sua oleosidade natural e causando ressecamento.

e) Cuidado com os excessos: Atualmente as mulheres são obcecadas pelo secador, chapinha e outras maneiras de estilizar o cabelo. Estas ferramentas podem causar grandes estragos nos fios. O mesmo se aplica aos penteados que forçam as raízes e ao tingimento.

 

Fonte: WikiHow

RELACIONADOS