Royal Hair

25 de setembro de 2019

Prótese Capilar: quanto tempo dura e quais fatores influenciam?

Com o crescimento do mercado de próteses capilares, muitas dúvidas surgiram sobre o produto e a sua utilização. Tanto para os aplicadores, quanto para usuários, umas das mais perguntas mais frequentes é sobre a durabilidade. Por isso, revolvemos acabar com essa incógnita. Afinal, prótese capilar: quanto tempo dura?

A importância do conhecimento técnico

Os usuários, clientes finais, buscam saber através do profissional, de uma forma clara, quando precisarão fazer um novo investimento na troca do produto.

E esse assunto acaba se tornando motivo de muitos problemas entre clientes e profissionais, em virtude da falta de conhecimento técnico de como as próteses são fabricadas e de falsas promessas de alguns profissionais que buscam a venda a qualquer custo, prometendo assim uma durabilidade que não pode ser alcançada.

Dizer que a prótese capilar é um produto que pode durar um mês ou um ano, ou que a durabilidade depende dos cuidados do usuário é uma informação muito genérica e que por vezes não satisfaz a busca do cliente por uma resposta. O que o cliente almeja saber são detalhes da prótese capilar e quanto tempo dura.

A melhor forma de evitar problemas é entender quais fatores técnicos influenciam na durabilidade e que cada modelo de prótese capilar possui a sua característica própria.

Escolher o modelo de prótese correto de acordo com o perfil do cliente é a melhor solução.

Podemos dizer que além dos cuidados que o usuário deve ter no dia a dia, a durabilidade das próteses é influenciada por quatro principais fatores técnicos:

  • Material da base
  • Densidade
  • Tipo de implantação
  • Qualidade do cabelo

Os três primeiros fatores estão totalmente relacionados entre si.

Materiais de base: polímeros e telas

Falaremos inicialmente do material da base. Sabemos que existem inúmeros modelos de base com composições de materiais diferentes. Os materiais mais comuns são as diferentes variações de polímeros e telas.

Cada material que compõe a base tem a sua função específica. Alguns materiais suportam uma quantidade maior de cabelos implantados, promovem um efeito de maior naturalidade, aumentam a aderência dos adesivos ou melhoram o conforto térmico. São muitas as características que podem ser consideradas.

Dessa forma o material escolhido para determinado modelo é o que vai direcionar a densidade e tipo de implantação a ser realizada naquela prótese. A densidade é a quantidade de cabelos implantados na base da prótese capilar. Quanto maior a densidade, maior a quantidade de cabelos da prótese. E quanto maior a quantidade de cabelos na prótese, maior sua durabilidade.

Em linhas gerais, as próteses com bases fabricadas em telas, oferecem maior naturalidade. A densidade nas próteses de tela pode variar, mas geralmente é menor. Essa variação se dá em virtude do tipo de tela e do espaçamento da trama. Tramas mais abertas suportam menos cabelos implantados.

Tipos de implantações nas bases

Bases de telas

Nas telas os cabelos são implantados através das técnicas de nós simples ou nós duplos. Como os nós ficam presos diretamente na tela, sem nenhuma cobertura, os cabelos acabam soltando mais facilmente.

Assim a tendência é que as próteses de tela percam os cabelos mais rápido.

Devemos considerar que as telas são materiais mais delicados e que podem rasgar facilmente. Algumas telas possuem a trama mais fechada, semelhante a um tecido. Nessas telas é possível implantar uma densidade maior de cabelo e geralmente são utilizadas em conjunto com outros materiais na construção de bases mistas, ou seja, misturando polímeros e telas.

Normalmente, bases mistas possuem um ótimo balanceamento de materiais, proporcionando próteses com durabilidade muito boa.

Bases de polímeros

Já as bases em polímeros permitem a implantação de uma densidade maior e a utilização de diferentes técnicas de implantação. Nessas bases o interior da prótese recebe uma camada extra de polímero após a implantação para selar os nós, garantindo assim maior resistência dos fios na base.

A espessura das bases pode variar entre 0,02 mm até 0,12 mm. Quanto menor a espessura maior a naturalidade e menor a durabilidade. Bases mais finas são mais delicadas e rasgam com mais facilidade. Algumas são tão finas que podem ser utilizadas somente uma vez.

Nas bases mais finas normalmente os fabricantes buscam maior naturalidade e utilizam uma técnica chamada “V-loop”. O resultado é extremamente natural, porém os cabelos não resistem fixos muito tempo. Nas bases mais espessas pode ser utilizado a técnica de “Split Knot” ou “Injected”.

Ambas possuem ótima resistência a queda dos fios, porém, a técnica injetada apresenta um resultado superior em virtude de o processo ser realizado mecanicamente.

Essas variáveis determinam se uma base irá ter mais ou menos cabelos e se irá se romper com mais facilidade ou não. As diferentes técnicas de implantação irão determinar se os fios irão se soltar com mais ou menos facilidade da base.

Tipos de cabelo e a durabilidade das próteses

O tipo de cabelo utilizado na fabricação da prótese capilar irá influenciar diretamente na durabilidade. Existem diferentes tipos e qualidades de cabelos utilizados na fabricação de próteses capilares.

Os melhores fabricantes utilizam cabelos de ótima qualidade e pouco processados. Esses cabelos mantem as características por mais tempo sem embaraçar ou ressecar.

Prótese mais baratas são fabricadas com cabelos muito processados que normalmente não teriam outra utilização. Os fabricantes que utilizam esse material aplicam produtos químicos que faz o cabelo parecer sedoso e saudável.

Porém, após pouco tempo de uso a prótese começa a ressecar e embaraçar que fica impossível a utilização. Um detalhe que muitas vezes não pode ser percebido no momento da compra e que somente a confiança no fornecedor irá lhe garantir a qualidade do cabelo.

Conclusão – prótese capilar: quanto tempo dura?

Com todas essas informações concluímos que não adianta a prótese ser fabricada com uma base durável, ter densidade alta, os cabelos implantados com uma técnica para melhor fixação e os cabelos não terem boa qualidade. Depois de pouco tempo a prótese capilar estará sem condições de uso.

Também não terá um bom resultado fabricar uma prótese com o melhor cabelo disponível e os outros fatores não estarem bem balanceados pois o desgaste será muito rápido e não irá atender as expectativas dos clientes.

Para evitar falsas expectativas com relação a durabilidade, o ideal é avaliar de forma detalhada os hábitos do cliente e assim indicar uma prótese capilar que irá atender suas necessidades.

Procurando próteses de qualidade?

Clique nos links abaixo e conheça a densidade de cada uma ou acesse nossa loja clicando aqui!

https://www.royalhair.com.br/protese-capilar-modelo-boston/
https://www.royalhair.com.br/protese-capilar-modelo-chicago/
https://www.royalhair.com.br/protese-capilar-modelo-new-york/
https://www.royalhair.com.br/protese-capilar-modelo-miami/

RELACIONADOS